![]() |
Foto: Mikaela Vilhena |
Com a calmaria e o silêncio do ambiente às vezes até nos esquecemos que estamos dentro de uma cidade com mais de 2,5 milhões de pessoas. E talvez o objetivo seja justamente este: levar os devotos e visitantes ao clima das montanhas do Himalaia, primórdio do hinduísmo e ponto de partida para contar a história por trás desse templo que fica localizado na região oeste de Belo Horizonte.
Uma das mais famosas cordilheiras do mundo foi berço para o surgimento da terceira religião com mais adeptos. Com cerca de 1,1 bilhão, o hinduísmo é considerado a religião mais antiga ainda em exercício nos dias atuais, são 4 mil anos de história, rituais, práticas e costumes. De uma tradição, que foi passada e repassada oralmente, sabemos que tudo começa quando sábios, chamados de Rishis, estavam reclusos nas montanhas e ouviram, diretamente dos deuses, os versos dos Vedas, palavra usada para nomear o livro base da religião, cujo significado é conhecimento/sabedoria.
Após essa brevíssima introdução, saímos da Índia e aterrissamos nos Estados Unidos. Anos 60, época agitada, de Beatles e contracultura. É dentro desse contexto que surge a ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna), uma organização religiosa fundada por A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que tinha o objetivo de espalhar o conhecimento sobre o Deus Krishna ao Ocidente.
![]() |
Foto: Mikaela Vilhena |
Dito isso, seguimos viagem. Chegamos agora ao Brasil, mais especificamente a Belo Horizonte. Na Rua Ametista, 212, está o templo do movimento na capital mineira.
![]() |
Foto: Mikaela Vilhena
|
Aos visitantes de primeira os costumes logo se tornam evidentes. Na parte debaixo, um espaço que vende somente comida vegetariana, na parte de cima pés descalços para o local sagrado destinado a adoração ao deus hindu. Sentados no chão, cantando um mantra em uma outra língua. Cheiro de tempero no ar. Enquanto os cantos seguem, o prasadam é preparado na cozinha do templo. Trata-se de uma oferenda e durante seu preparo nada é consumido da alimentação, mas, depois de ser ofertado a Krishna, todos são convidados a participarem do banquete gratuitamente, devotos ou não.
Ficou curioso para visitar? Você pode acompanhar os eventos que acontecerão no lugar através da página no facebook do grupo - Iskcon Belo Horizonte. O templo fica localizado na Rua Ametista, 212, no bairro Prado e seus adeptos são extremamente receptivos com os calouros que vão curiosos para conhecer um pouco da cultura hinduísta.
Comentários
Postar um comentário