Pastel com caldo de cana é o queridinho dos belorizontinos!



Ja parou para reparar na quantidade de pastelarias que existem em BH?

Um dos alimentos mais amados do Brasil, o pastel é o queridinho do belorizontino; é barato, rápido e gostoso!

O pastel veio para cá no século XIX, trazido por imigrantes chineses em São Paulo. A receita original era em bem diferente, com origens no rolinho-primavera e guiozas, dois pratos tradicionais da culinária chinesa.

Foto: Divulgação/Pastel da Maria


A receita ganhou sua versão brasileira após os chineses adaptarem a versão para os ingredientes disponíveis no Brasil.

Os verdadeiros responsáveis pela popularização do prato em todo o país foram os japoneses, pois durante a Segunda Guerra Mundial, eles abriram muitas pastelarias para se passarem por chineses, se esquivando, assim, da discriminação que havia com os japoneses por causa da guerra.

Em meados do século XX, os famosos pastéis chegaram ao auge, e começa a se tornar tradição o ato de comprar pasteis em feiras e pastelarias. Na década de 40, o pastel já era um dos alimentos mais consumidos em São Paulo.

Foto: Acervo comunidade japonesa / Família Imigrante

Dez anos depois, o pastel fica famoso nos estados vizinhos, que são o Rio de Janeiro e nossa cidade.
Já na década de 60, as outras regiões do Brasil começam a aderir o prato, e o sul do país começa a construir suas primeiras pastelarias.


Como podemos ver, a "versão brasileira" do pastel - composta basicamente de farinha e algum recheio doce ou salgado - já é bem antiga, e está guardada com carinho no fundo do coração do mineiro.

Comentários